segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A descoberta...

Depois de me familiarizar com a cidades e as pessoas... descubro que estou rodeada por um novo mundo de estimulos... descubro que tudo é diferente... que tudo o que sempre me rodeou não existe mais... que estou num dos pontos mais distantes de Portugal e que não posso simplesmente apanhar o primeiro avião para "casa"... e repentinamente apercebo-me que esta é a minha nova "casa"...
Estou numa ilha maior que Europa... que no meio apenas encontramos deserto... que para ir de uma cidade para a outra tens de apanhar um avião... senão terás de conduzir por mais de um dia... descubro que a comida australiana mais tipica é o tipico barbacue... descubro que todos se tratam por "mate" and "buddy"... que o meu inglês não era tão bom como pensava... e que a escola de inglês foi um benção!!!!!!!!!! Que aprender calão e mais dificil que aprender a dançar valsa!!!!!!!!!!!!!
Descubro que da história apenas reza os fortes....
Então lá vamos arregaçar as mangas e por as mãos ao trabalho...
Ficam para trás todas as coisas que vivemos... fazemos um reset... retemos na memória o que aprendemos.... usamos o conhecimento.... e vamos lá integrar este novo mundo....

Pelo meio descobrimos uma "velha" comunidade de emigrantes portugueses... que por cá estão há 20, 30, 40 ou mesmo 50 anos... alguns de portugal apenas recordam a língua que ainda falam e alguns dos "sabores" que cá chegam... e pelo meio construiram uma nova língua, o "ingloprotuguês"... que de ambas as línguas apenas se identifica uma mistura esquisita... e que demoras algum tempo para perceber do que falam... fruto de uma emigração diferente da dos nossos dias... em que escolas de inglês não existiam.... e então deparamo-nos com palavras como "balconia"... vem do inglês " balcony" e em bom português quer dizer varanda..... e pensam vocês, o mesmo que eu pensei... que raio é isto... eu nunca na vida vou falar assim... passados nove meses damos por nós a dizer coisas como "apontamento", vem do inglês "appointment" e quer dizer em bom português "encontro"... e pensam agora... o mundo está perdido... é verdade... todos os dias a falar outra linda e coisas engraçadas acontecem... mais adiante irei mostrar-vos o dicionário de ingloprotugues....

Nenhum comentário:

Postar um comentário